segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Estado da Terra Santa após a conquista de Jerusalém

Godofredo de Bouillon é escolhido para rei de Jerusalém. Federico de Madrazo y Kuntz (1815 – 1894), 1838.
Godofredo de Bouillon é escolhido para rei de Jerusalém.
Federico de Madrazo y Kuntz (1815 – 1894), 1838.
No estado em que se achava a Judéia, se seu território tivesse sido submetido inteiro às leis de Godofredo, o novo rei teria podido rivalizar em poder com a maior parte dos príncipes muçulmanos da Ásia.

Mas o reino nascente de Jerusalém era formado somente pela capital e por uma vintena de cidades ou aldeias da vizinhança.

Várias daquelas cidades estavam separadas umas das outras pelas praças que os infiéis ainda ocupavam. Uma fortaleza em poder dos cristãos estava perto de uma fortaleza onde se balouçavam os estandartes de Maomé.

Nos campos habitavam os turcos bem como árabes e egípcios, que se reuniam para fazer guerra aos súditos de Godofredo.

Estes eram ameaçados, até mesmo nas cidades, quase sempre mal defendidas e estavam sempre expostos a todas as violências da guerra.

As terras continuavam incultas, todas as comunicações estavam interrompidas.

No meio de tantos perigos, muitos latinos abandonavam as propriedades que a vitória lhes havia dado, e para que o país conquistado não ficasse sem habitantes, principalmente no momento do perigo, foram obrigados a fortalecer o amor da nova pátria com o interesse da propriedade.

Todos os que tinham morado um ano e um dia numa mesma casa e numa terra cultivada, deviam ser reconhecidos como seus legítimos possuidores; todos os direitos de posse ficavam aniquilados por uma ausência da mesma duração.

O primeiro cuidado de Godofredo foi reprimir as hostilidades dos muçulmanos e de aumentar a extensão do reino, cuja defesa lhe havia sido confiada.


Godofredo de Bouillon, estátua em Bouillon, Bélgica.
Godofredo de Bouillon, estátua em Bouillon, Bélgica.
Por sua ordem, Tancredo entrou na Galileia e apoderou-se de Tiberíades e de várias outras cidades vizinhas do Jordão.

Como prêmio do seu trabalho, obteve a posse do país que acabava de conquistar e que, em seguida foi erigido a principado.

Ao aproximar-se da primavera, Boemundo e Balduino deixaram a cidade santa; os peregrinos foram primeiro apanhar palmas nas planícies de Jericó; visitaram depois, o Jordão, detiveram-se alguns dias em Tiberíades, onde foram magnificamente recebidos por Tancredo.

A caravana dos príncipes voltou por Cesareia de Filipe, ou Panéias, por Balbec e Tortosa, a Laodiceia, então sob o domínio de Raimundo de Saint-Gilles.

Lá, os peregrinos da Itália, embarcaram nos navios de Gênova e de Pisa; Balduino tomou o caminho de Edessa e Boemundo o de Antioquia.

Godofredo ficou sozinho em Jerusalém; ele encontrava-se numa cidade em ruínas, num país devastado. O povo da cidade santa jazia em extrema pobreza.

Godofredo, mais pobre ainda que seus mesmos súditos, não tinha com que pagar o pequeno número de seus fiéis guerreiros.

Durante a guerra se havia vivido somente com os despojos do inimigo; na paz, só se vivia do temor que se havia inspirado durante a guerra.

(Autor: Joseph-François Michaud, “História das Cruzadas”, vol. II, Editora das Américas, São Paulo, 1956. Tradução brasileira do Pe. Vicente Pedroso, páginas 90 ss.)




GLÓRIA CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.