segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

São Francisco de Assis e o Direito da Cruzada. IV ‒ esquema do exemplo de São Francisco e o Direito da Cruzada


I – O problema teológico: é lícita uma Cruzada para assegurar a liberdade dos pregadores do Evangelho?

A. Parece que não (São Tomás começa habitualmente com a objeção):

1. Porque Nosso Senhor é o modelo de todas as virtudes – e eu vou por tom mais romântico e sentimental, porque é um argumento sentimental – e entre os atos que Ele praticou não estava o de matar, mas, pelo que não se converta no contato com missionários verdadeiramente santos.

Portanto, se um governo resiste, e o missionário não consegue converter, Nosso Senhor ensinou a derramar seu próprio sangue na flagelação, em vez de inspirar os guerreiros católicos a que derramem o sangue do pobre adversário. Essa é a formulação sentimental errada.

C. Sed contra. Parece que sim:



1. Nosso Senhor não matou pessoalmente, mas o Espírito Santo inspirou mais de uma vez precursores os imitadores perfeitos dEle a que o fizessem.

2. Assim, os Macabeus antes dEle. O profeta Santo Elias degolou 400 profetas de Baal, etc.

Jesus Cristo açoita os mercadores do Templo, Gustave Doré3. Ademais, é falso que o católico só deva fazer o que Ele fez. O católico deve fazer o que Ele ensinou. É claro. Nosso Senhor não podia fazer todas as coisas fazíveis. Isso é uma coisa protestantosa, das mais estúpidas. E, Ele ensinou: Se teu olho te escandaliza arranca-o, se teu pé te escandaliza, corta; quando Ele vergastou os vendilhões, o normal é que eles tenham sangrado. O Evangelho nos diz que tudo quanto Ele fazia, fazia bem feito. Onde é que se viu açoitado que não faz sair sangue?

4. Não é fato que o santo sempre converte, do contrário o povo judeu se teria convertido. É tão evidente.

5. Logo, conclusão: é um dever para o Estado católico pôr a sua força a serviço dos missionários, para garantir a liberdade deles. Deus lhes disse: Ensinai a todos os povos. Ninguém tem o direito de se opor a isso.

II. São Francisco e o sultão:

1. A resistência do sultão a um dos maiores missionários da história provou que muitas vezes amor não converte e que, portanto, é necessária a força. Não para impor a conversão, mas para garantir a liberdade do missionário.

2. O fato dos cruzados terem conduzido São Francisco prova o espírito de justiça que os animava: eles preferiam a conversão à luta; mas enfrentavma a luta compreendendo bem o quanto o adversário rejeitava a conversão.

(Fonte: Plinio Corrêa de Oliveira, palestra proferida em 16.11.72. Texto sem revisão do autor).


Gostaria receber atualizações instantâneas e gratuitas de 'As Cruzadas' para meu Email

GLÓRIA CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE
Voltar a 'Glória da Idade MédiaCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVAL

Um comentário:

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.