terça-feira, 14 de setembro de 2021

Beato Urbano II: Carta de Instrução para os cruzados, dezembro 1095

Beato Papa Urbano II
Beato Papa Urbano II
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








Urbano, bispo, servo dos servos de Deus, a todos os fiéis, príncipes e súditos reunidos em Flandres; saudação, a bênção e a graça apostólica.

Vosso espírito fraterno, acreditamos, há muito tomou conhecimento por diversos relatos de uma horda bárbara que aflige deploravelmente com horríveis danos as igrejas de Deus, nas regiões do Oriente.

Mais do que isso, parece blasfêmia dizê-lo, ela reduziu a uma intolerável servidão suas igrejas e a Cidade Santa de Cristo, glorificada pela sua Paixão e Ressurreição.

Tomados de piedosa preocupação por esta calamidade, Nós visitamos as regiões da Gália e nós nos consagramos empenhadamente a exortar os príncipes do país e seus súditos a libertarem as igrejas do Oriente.

Nós os intimamos solenemente no Concílio de Auvergne a realizar semelhante empresa, como uma preparação para a remissão de seus pecados.

E nós constituímos nosso filho bem-amado entre todos, Adhemar, bispo de Puy, líder da expedição em representação nossa, de modo que aqueles que, porventura, queiram empreender essa viagem devem respeitar os seus comandos como sendo a nossa própria vontade, e se submeterem inteiramente às suas proibições e ordens, em toda a medida necessária para completar a missão.

Se, além deles, há alguém em vosso povo a quem Deus inspirou esse voto, saiba que ele (Adhemar) partirá, com a ajuda de Deus, no dia da Assunção de Maria Santíssima, e pode, então, juntar-se a seus seguidores.



(Fonte: August C. Krey, “A Primeira Cruzada: os relatos de testemunhas e participantes”, Princeton, 1921, págs. 42-43)



GLÓRIA CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Um comentário:

  1. Excelente, ler aqui sobre o Papa Urbano II. Infelizmente, poucos cristãos sabem da importância deste papa e outros, na contenção da invasão muçulmana na Europa e norte da África. Lembrando que peregrinos cristãos eram mortos pelos seguidores do Islã, durante as suas peregrinações à Terra Santa, ou seja, Jerusalém.

    Quiçá houvesse ainda nos dias de hoje, esse ideal dos Cruzados em defender a Santa Igreja, o Cristianismo. Sim, graças ao Pai ainda tem muitos fieis católicos e membros do Clero com esse ideal, mas eu tenho observado que muitos fieis desconhecem a História da luta que grandes Papas, como Urbano II e Pio V, apenas citando esses dois, travaram pela manutenção e defesa do Santo Evangelho de Jesus Cristo.

    Oremos para que o espírito de luta dos Cruzados seja reavivado nos corações e mentes dos Católicos da atualidade. Amém.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.