segunda-feira, 3 de maio de 2010

Beato Urbano II: Carta de Instrução para os cruzados, dezembro 1095

Urbano, bispo, servo dos servos de Deus, a todos os fiéis, príncipes e súditos reunidos em Flandres; saudação, a bênção e a graça apostólica.

Vosso espírito fraterno, acreditamos, há muito tomou conhecimento por diversos relatos de uma horda bárbara que aflige deploravelmente com horríveis danos as igrejas de Deus, nas regiões do Oriente. Mais do que isso, parece blasfêmia dizê-lo, ela reduziu a uma intolerável servidão suas igrejas e a Cidade Santa de Cristo, glorificada pela sua Paixão e Ressurreição.

Tomados de piedosa preocupação por esta calamidade, Nós visitamos as regiões da Gália e nós nos consagramos empenhadamente a exortar os príncipes do país e seus súditos a libertarem as igrejas do Oriente.

Nós os intimamos solenemente no Concílio de Auvergne a realizar semelhante empresa, como uma preparação para a remissão de seus pecados.



E nós constituímos nosso filho bem-amado entre todos, Adhemar, bispo de Puy, líder da expedição em representação nossa, de modo que aqueles que, porventura, queiram empreender essa viagem devem respeitar os seus comandos como sendo a nossa própria vontade, e se submeterem inteiramente às suas proibições e ordens, em toda a medida necessária para completar a missão.

Se, além deles, há alguém em vosso povo a quem Deus inspirou esse voto, saiba que ele (Adhemar) partirá, com a ajuda de Deus, no dia da Assunção de Maria Santíssima, e pode, então, juntar-se a seus seguidores.

(Fonte: August C. Krey, “A Primeira Cruzada: os relatos de testemunhas e participantes” (Princeton: 1921), 42-43)

Desejaria receber atualizações instantâneas e gratuitas de 'As Cruzadas' em meu Email

GLÓRIA CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.