terça-feira, 31 de janeiro de 2023

França: cada 15 dias um prédio católico menos e uma mesquita mais

Atentado islâmico contra a catedral de Nantes.jpg
Atentado islâmico contra a catedral de Nantes
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







A França perde uma igreja cristã e ganha uma mesquita a cada 15 dias, segundo estimativas de Edouard de Lamaze, presidente do Observatório do Patrimônio Religioso de Paris, registrou Aleteia.

Além disso, uma média superior a dois monumentos cristãos por dia sofre algum tipo de vandalismo no país: um terço dos casos é de profanação e dois terços envolvem roubo.

Lamaze recorda o histórico incêndio de 2019 na Catedral de Notre-Dame, em Paris, e aponta deficiências graves no sistema de preservação de monumentos religiosos no país, além de denunciar que está piorando a hostilidade contra a religião católica.

Faz parte da média de um edifício religioso perdido a cada duas semanas, a transformação deles para usos não religiosos do espaço, demolição, desabamentos e incêndios, especificando que 66% desses incêndios são criminosos e que, em sua maior parte, os edifícios em questão são católicos.

Por outro lado, Lamaze observa que o país vive uma fase de expansão das mesquitas:

“Os monumentos católicos ainda são mais numerosos, mas uma mesquita é erguida a cada 15 dias na França, enquanto um prédio cristão é destruído no mesmo ritmo. Isso cria um ponto de inflexão”.

A França registrou oficialmente 877 ataques a locais de culto católicos em 2018, o ano mais recente cujos dados estão consolidados.

Lamaze citou esses números para compará-los com os de 2008, quando as igrejas vandalizadas em todo o país tinham sido 129. A partir disto, ele observa:

“Os números aumentaram cinco vezes em apenas dez anos. No início dos anos 1970, o escritor e jornalista Michel de Saint Pierre publicou um livro intitulado ‘Igrejas em ruína, Igreja ameaçada de extinção’, que já disparava um alarme. Mas, desde então, a situação piorou dez vezes, ou até cem vezes”, diz Lamaze.



GLÓRIA CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.