terça-feira, 4 de agosto de 2020

Milagre de Nossa Senhora em Covadonga (Astúrias) impediu a conquista de Espanha pelos mouros

Nossa Senhora de Covadonga
Nossa Senhora de Covadonga
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








Sob a proteção de Nossa Senhora de Covadonga se iniciou a Reconquista da Espanha, com o milagre que Ela realizou socorrendo o Rei Don Pelayo e os pouquíssimos cavaleiros que estavam com ele nas montanhas das Astúrias, no monte Auseba.

Deu-lhes uma grandiosa vitória sobre os maometanos, justamente quando pareciam perdidos, premiando assim seu denodo, seu heroísmo e sua fé.

Em 718 estava D. Pelayo rodeado por duzentos mil homens do exército de Alkamah, lugar-tenente do Wali Helor.

O Bispo Dom Opas, que já havia pactuado, se adiantou para tentar convencê-lo da inutilidade de resistir e da conveniência de seguir seu exemplo.

Gruta de batalha de Covadonga
Invocando o auxílio de Deus e da Virgem, que tinha como seguros, D. Pelayo rechaçou indignado a proposta traidora, dispondo-se a batalhar até o fim contra os inimigos da Fé.

Vendo Alkamah o fracasso da missão de submeter o Rei D. Pelayo, iniciou o ataque contra esse último baluarte da Cristandade, mas encontrou a heroica oposição dos católicos.

Pouco depois Deus mostrou sua intervenção com um portentoso milagre, pela intercessão de Nossa Senhora de Covadonga: um grande tremor de terra moveu o campo de batalha, e a metade da montanha caiu sobre o exército muçulmano, fazendo enorme destruição.

Don Pelayo, Cangas de OnísO Rei Don Pelayo, com os seus, perseguiu o que restava do exército dos infiéis, completando o extermínio, no qual morreu também Alkamah e desapareceu D. Opas.

Em meio ao entusiasmo da vitória, Don Pelayo foi proclamado Rei das Astúrias, recebendo a coroa das mãos do Bispo de Oviedo, dando início à monarquia espanhola.

Depois de uma vida guerreira e de organização de seus povos, foi enterrado na cova santa da Virgem de Covadonga.

No local, uma placa proclama: "Sob o nome da Mãe de Deus, dentre as rochas e no alto dos montes, surgiu a Espanha".




(Fonte: Conde de Fabraguer, "Imágenes de la Virgen Aparecidas en España" - Juan José Martínez Editor, Madrid, 1861, pp. 203-233)



GLÓRIA CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

5 comentários:

  1. Que lugar mais lindo e místico é esse, meu Deus?
    Estive neste belissimo lugar em março deste ano (2011) que pertence a amada Espanha!!! Eu, meus pais e meu esposo ficamos simplesmente boquiabertos diante de tanta beleza e fonte de energia! Ainda voltaremos ...e mais uma vez nos ajoelharemos aos pés da Nossa Senhora da Covadonga...em agradecimento!
    Com Carinho,
    Clara/Brasil

    ResponderExcluir
  2. Estive em Julho de 2018, com cerca de 50 peregrinos, portugueses, brasileiros e argentinos neste lugar sagrado, a caminho de Garabandal. É realmente um lugar fantástico, criado por Deus, onde, como consta da história por intercessão da Mãe Santíssima ( Nossa Senhora de Covadonga) deu a vitória a Don Playo que estava cercado por 200 mil mouros. Don Playo foi então proclamado Rei das Astúrias, o primeiro rei de Espanha. Alexandre - Brasil

    ResponderExcluir
  3. Visitei esse lugar sagrado hoje dia 14 de setembro de 2018
    Simplesmente MARAVILHOSO ABENCOADO SEM PALAVRAS......AMEM

    ResponderExcluir
  4. Eu e meu marido visitamos hoje dia 1 de outubro este lugar sagrado e recebemos a graça de participarmos da missa das 12 hs. Foi um momento unico. Rosa e Paulo Brasil

    ResponderExcluir
  5. Visitamos esse maravilhoso santuário e incrível manifestação de fé em novembro de 1997 uma experiência inesquecível Carlos Eunice e Dora Brasil

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.