Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Eis como Saladino — o mais famoso guerreiro que o mundo muçulmano produziu — via os católicos. É interessante notar que a carta foi escrita quando o Reino Latino de Jerusalém estava em decadência. Nela, o maometano dirigia-se aos potentados árabes, pedindo reforços.
"Esperamos da bondade de Allah que o perigo em que nos encontramos reacenda o zelo dos muçulmanos, e que se esforcem para extinguir o ardor de nossos inimigos, para abater o edifício que os francos construíram.
"Enquanto nossos inimigos acorrem por terra, nosso país está ameaçado pelas maiores desgraças.
"O que nos deixa estupefatos é ver o esforço dos infiéis e a indiferença dos verdadeiros crentes.
"Há um só muçulmano que responda ao convite e venha, quando é chamado a lutar?
"Vede entretanto os cristãos. Vede como eles vêm em multidões, como eles se apressam a enviar reforços, como se sustentam mutuamente, como fazem o sacrifício de suas riquezas, como se cotizam juntos, como se resignam às maiores privações!
"Do lado deles não há um rei, um senhor, uma ilha ou cidade, um homem por pouco marcante que seja, que não envie a esta guerra seus súditos e camponeses para os representarem sobre este teatro de bravura".
GLÓRIA CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Realmente é confortante ver que um ser humano sendo o mínimo amigo da verdade, consegue ver através do testemunho dos cristãos que algo necessariamente lhes move...
ResponderExcluirOs legados da história contemplam a alma e provam que o "homem" a guisa do poder estuda minuciosamente seus oponentes qualquer seja a epoca, e assim mesmo consegue interpor-se aos seus "suditos" com a voz da verdade a emanar uma soberana e incontestavel ordem. Cruzados ou Templários? Quem saberá da verdade inspirada naqueles momentos, certo é que jerusalem lá está, ao horizonte, dos cristãos, mulçumanos e outros, SEMPRE ao horizonte, alguem um dia a conquistará como Jesus o fez. TAF
ResponderExcluirAs guerras, ao que tudo indica é um mal necessário, o mais interessante, é que essa guerra desde o principio é travada entre irmãos. O sangue sempre esteve presente nas maiores mudanças, o episódio Caim e Abel, Isaque e Ismael (Judeus e Árabes), nenhum desses se chegou a um bom termo, mas num desses episodios, o mais fenomenal, é o derramamento do sangue do Cordeiro, a maior de todas as revoluções, essa trouxe solução definitiva para o "homem", oxalá que todas as guerras fossem como essa, contra o pecado, contra a miséria, contra a injustiça.
ResponderExcluirComo um Deus que se desagrada da morte pode achar a guerra um mal necessário isso é um princípio imoral para qualquer tipo de civilização Pr.
ExcluirA guerra existe pela mesma razão que o demônio existe. Ao homem cabe o livre arbítrio, aceita a submissão a escravidão ou luta e toma as rédeas de sua vida. Esse sim é o dilema. A nossa existência é um segundo na eternidade, ou seja, não faz a menor diferença. Deus não é amor, Deus é justiça por isso fez sua lei.
Excluiro que eu estava procurando, obrigado
ResponderExcluirÉ bem do tipo de cristãos mesmo,embora Cristo sempre disse para sermos unidos na fé e repudiar a violência, quando esta eclode os líderes religiosos mandam seus vassalos para o campo de batalha, ao passo que os líderes religiosos mulçumanos tomam a frente no campo de batalha.As palavras de cristo não foi entendida até hoje e nunca será.
ResponderExcluirRecomendo que você estude um pouco mais sobre as cruzadas, diversos nobres, inclusive reis foram a guerra contra os muçulmanos.
ExcluirSe fosse assim jesus não teria mandado seus discípulos vender suas capas para comprar espadas.
ExcluirEnquanto não houver respeito pela fé .... sempre haverão guerras !!! Deus nos deu a fé ...o homem criou as religiões e por pura ignorancia ....usam o nome de Deus para matar em nome dela !!! creio que a decepção de Deus para com sua maior criação " o homem " deva ser imensurável !!!!
ResponderExcluirO problema é que algumas "fés" são justamente opostas a tolerância...
ExcluirCabe a nos os cristãos definirmos nosso futuro, ou nos submetemos a barbárie, depois de experimentar a mais evoluída e sublime civilização que passou pela face da terra, ou lutamos e eliminamos os traidores no nosso meio. Não se esqueçam Deus não é amor, Deus é justiça. O demônio e seus exércitos, são os inimigos a serem abatidos sem nenhuma clemencia, pois só a sua extinção interessa.
ExcluirLeiam o REI LEPROSO de Zofia Kossak
ResponderExcluirSaladino infringiu as maiores derrotas aos cruzados.O interessante que nome de Cruzado não se ouve falr, e sim o de Saladino.Antes, Jerusalém era um local onde conviviam judeus, muçulmanos e cristãos. E hoje?
ResponderExcluirRealmente... eles conviviam e se respeitavam... E Jesus quer isto de volta.Um so rebanho para um so Pastor... Qdo? O Senhor disse que poria suas Leis nos homens, com os homens, sem os homens e, APESAR dos Homens! Porque existe um so Deus... E os demônios sabem e estremecem... Eu tenho temor de Deus. Ele sabe e esta consertando o mundo .Mesmo que muitos não tenham olhos de ver .
ExcluirDe dizer que a TERRA PROMETIDA estava no IRAQUE!!!
saladino personifica o gerreiro moral, aquele que não tinha qualquer constrangimento em ser sanguiario em batallha, mas que porem após alimentava e tratava seus prisioneiros com honra, matar sim! se preciso for!, a sena do filme onde diz " um rei não mata outro" mostra o politico audaz, ao mesmo tempo não perdoa o "genneral fanfarrão" sou fã desse cara
ResponderExcluirPelo fruto se conhece a arvore. Qual foi o legado do trabalho de saladino? A região dominada por ele é a mais desenvolvida da civilização humana? É o lugar onde todos vivem feliz? É o lugar onde as crianças são respeitadas?
ExcluirOnde a fome e a miséria foram abolidos? Onde a justiças e o amor ao próximo predomina? Onde a paz predomina? Se todas as respostas forem sim, a arvore que ele plantou é otima.
O filme Cruzada não trata com fidelidade a história da tomada de Jerusalém, embora realmente traga personagens baseados em fatos reais. Saladino foi o único que a meu ver foi tratado com fidelidade: extremamente sanguinário contra os que ousavam enfrentá-lo em campo de batalha, mas dotado de um respeito mútuo quando estes caiam. O resto dos personagens foi somente caricaturas para criar um roteiro com algum nexo para o filme.
ResponderExcluirConcordo
Excluirassisti o filme cruzada pois sempre assisto esse filme sempre gostei de filmes que falassem sobre historias medievais.
ResponderExcluirSaladim, sempre será um mujardim "que a paz de Deus esteja com ele) Alá Akbar.
ResponderExcluirSalah Al Din Yusuf..O Saladino da cultura ocidental...foi o grande campeao da Guerra Santa...
ResponderExcluirAs guerras templárias pela visão de Saladino e os mulçumanos está envolvendo isto?😲
ResponderExcluirexiste algum filme antigo chamado A GRANDE CRUZADA.
ResponderExcluirComo sempre, visão hollywoodiana...
ResponderExcluirAs cruzadas foram uma ação necessária e legítima.
As cruzadas agora são executadas pela internet, só mudou o modus operandi da guerra, mas a batalha ainda é a mesma, e em breve será em campo aberto e no campo sujo das cidades de novo, E QUANDO OS VERDADEIROS CRISTÃOS SE LEVANTAREM EM FÉ NO ALTÍSSÍMO, E EM ARMAS, O ISLÃ CAI DE NOVO.
ResponderExcluirAté o inimigo Saladino RECONHECIA E RESPEITAVA A FORÇA E A FÉ DOS CATÓLICOS!!!!
ResponderExcluirCom os católicos de hoje, .......sem comentários.