segunda-feira, 23 de junho de 2014

São Bernardo recomenda os cavaleiros templários ao Patriarca de Jerusalém

Crak dos Cavaleiros, fortaleza cruzada na Síria
Crak dos Cavaleiros, fortaleza cruzada na Síria
O Patriarca de Jerusalém havia escrito várias cartas a São Bernardo cheias de manifestações de amizade. O santo lhe responde em 1135 e recomenda-lhe os cavaleiros do Templo:

Após ter recebido tantas cartas de Vossa Grandeza patriarcal, eu passaria como um ingrato se não vos respondesse. Mas devolvendo-vos os cumprimentos que me tendes enviado, terei eu feito tudo o que devo?

Vós me tendes alertado por meio de vossas amáveis iniciativas, tendes vos dignado a tomar a iniciativa de me escrever para além dos mares, dando-me assim a prova tanto de vossa humildade quanto de vossa amizade.

Como poderia eu responder-vos à mesma altura?

Eu não sei absolutamente o que fazer para vos retribuir convenientemente, sobretudo agora, quando concedeis uma parte do maior tesouro do mundo enviando-me um fragmento da verdadeira Cruz de Nosso Senhor.


São Bernardo de Claraval. Segundo Philippe de Champaigne. Igeja de Saint-Etienne du Mont, Paris.
São Bernardo de Claraval. Segundo Philippe de Champaigne.
Igeja de Saint-Etienne du Mont, Paris.
Mais, o que dizer! Deveria dispensar-me de responder do melhor modo possível a essas iniciativas se não pudesse fazê-lo como devo?

Eu vos manifestaria pelo menos os sentimentos e as disposições de meu coração respondendo vossas cartas. É a única coisa que posso fazer, separado de vós como estou por tal espaço de terra e mares. Feliz se eu encontro uma ocasião para vos provar que não é só nas palavras e no papel que eu vos amo, mas efetivamente e na prática.

Rogo-vos que vos mostreis propício aos cavaleiros do Templo, e de abrir em favor destes intrépidos defensores da Igreja as entranhas de vossa imensa caridade.

Protegendo esses guerreiros corajosos que expõem sua vida pela salvação de seus irmãos Vós praticareis uma obra tão agradável a Deus como digna dos homens.

Quanto ao encontro que me solicitais, o irmão André vos fará conhecer minhas intenções.



GLÓRIA CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.