segunda-feira, 28 de março de 2011

“Com pavor lembrou o mouro”: romance do furor muçulmano

Neste romance, o autor, retrata a perturbação do espírito muçulmano: dominado pelo desespero e frustrado pela lubricidade.

É consumido pelo desejo de matar até encontrar ele próprio a morte.

Morte que o enche de pavor privado como está de esperança na salvação eterna.

“Con pavor recordó el moro” (Romance de Moriana), de Luis de Milán (Milão 1500 – Valencia 1561), músico de fim da Idade Média e profundamente penetrado pela Renascença.



Veja vídeo
“Com pavor lembrou o mouro”

Texto:

Com pavor lembrou o mouro e começou a berrar:
Meus arreios são as armas, meu repouso é guerrear.
Meu leito, as duras pedras, meu sono é passar sempre em vigília,
Minhas vestimentas são dores que não se podem rasgar.
Não desejo outra coisa na vida senão a que posso matar,
Até encontrar a morte que o amor não me quer dar.

Original em espanhol:

Con pavor recordó el moro y empeço de gritos dar;
mis arreos son las armas, mi descanso es pelear.
Mi cama las duras peñas, mi dormir siempre es vellar,
mis vestidos son pesares que no se pueden rasgar.
No desexando cosa á vida de quanto puedo matar,
hasta que halle la muerte que amor no me quiere dar.

Desejaria receber atualizações instantâneas e gratuitas de 'As Cruzadas' em meu Email



GLÓRIA CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.