Suavização das relações sociais. Der Burggraf von Regensburg, Codex Manesse |
Continuação do post anterior
Antes da primeira cruzada, a ciência da legislação, que é a primeira e a mais importante de todas, tinha feito pequeno progresso.
Algumas cidades da Itália e as províncias próximas dos Pireneus, onde os godos tinham feito florescer as leis romanas, viam, sozinhos, renascer alguns vislumbres de suas civilizações.
Entre os decretos e as determinações que Gastão de Béarn tinha reunido, antes de partir para a cruzada, encontramos disposições que merecem ser conservadas pela história, porque nos apresentam os frágeis começos de uma legislação, que o tempo e felizes circunstâncias deviam aperfeiçoar.
“A paz, diz esse legislador, do século XI, será mantida em todos os tempos pelos clérigos, monges viajantes, senhoras e por seus sucessores.
“– Se alguém se refugiar junto de uma senhora, terá segurança, à sua pessoa, pagando a multa.
“– Que a paz esteja com o rústico; que seus bois e seus instrumentos de lavoura não possam ser arrebatados”.
Desenvolvimento simultâneo das artes |
Elas eram sobretudo obra dos Concílios, que tinham determinado acabar com a guerra entre os particulares e os excessos da anarquia feudal.
As guerras santas de além-mar terminaram o que a cavalaria tinha começado e aperfeiçoaram a mesma cavalaria.
O concílio de Clermont e a cruzada que o seguiu, desenvolveram e consolidaram tudo o que os concílios precedentes, tudo o que os mais sensatos dos senhores e dos príncipes tinham feito pela humanidade.
Vários príncipes cruzados, como o Duque da Bretanha, Roberto, Conde de Flandres, marcaram seu regresso por sábias determinações. Algumas instituições salutares começaram a tomar o lugar dos abusos violentos da feudalidade.
Foi principalmente, na França que se notaram essas mudanças.
Muitos senhores tinham libertado seus servos, que os seguiam depois à santa expedição.
Giraud e Giraudet Ademar de Montheil, que tinha seguido seu irmão, Bispo de Puy, à guerra santa, para encorajar e recompensar alguns de seus vassalos de que estavam acompanhados, concederam-lhes diversos feudos por um ato passado no mesmo ano da tomada de Jerusalém.
Poder-se-iam citar vários atos semelhantes feitos durante a cruzada e nos primeiros anos que a seguiram.
A liberdade esperava no Ocidente o pequeno número de cruzados que voltava da guerra santa e que parecia não ter outro Senhor, que Jesus Cristo.
Freiras numa abadia. |
Começou a sacudir o jugo dos grandes vassalos da coroa, vários dos quais estavam arruinados ou tinham perecido na guerra santa.
Muitas vezes repetimos que a cruzada pôs enormes riquezas nas mãos do clero; é um fato que não se poderia negar embora não seja igualmente verdade, para as guerras santas que se seguiram.
Mas não se poderia dizer que o clero era então a parte mais esclarecida da nação e que esse acréscimo de prosperidade estava na natureza das coisas?
Obras de caridade. Free Library of Philadelphia, Rare Book Dep. |
A glória foi a partilha daqueles que eram chamados a defender a pátria; a consideração e a riqueza dirigiram-se para a classe pela qual deviam chegar as luzes.
Várias cidades da Itália tinham chegado a certo grau de civilização antes da cruzada; mas essa civilização fundada sobre a imitação dos gregos e dos romanos, muito mais do que sobre seus costumes, o caráter e a religião dos povos, apresentava de algum modo acidentes passageiros, semelhantes às luzes repentinas que aparecem no céu e brilham por alguns momentos durante a noite.
Todas estas repúblicas esparsas e divididas entre si, como todas essas legislações, somente trazidas dos antigos, como todas essas liberdades precoces, que não tinham nascido do solo e não estavam de acordo com o espírito do tempo, prejudicaram a independência da Itália nas idades modernas.
Para que a civilização produza seus salutares efeitos e os benefícios sejam duradouros, é necessário que ela tenha suas raízes nos sentimentos e nas opiniões dominantes de uma nação e que nasça, por assim dizer, da mesma sociedade.
Seus progressos não poderiam ser improvisados, e tudo deve tender ao mesmo tempo para a mesma perfeição. As luzes, as leis, os costumes, o poder, tudo deve caminhar junto.
Foi o que aconteceu na França; também a França deveria ser um dia o modelo e o centro da civilização na Europa.
As guerras santas contribuíram muito para essa feliz revolução e pudemos percebê-lo desde a primeira cruzada.
(Autor: Joseph-François Michaud, “História das Cruzadas”, vol. II, Editora das Américas, São Paulo, 1956. Tradução brasileira do Pe. Vicente Pedroso, páginas 72-83).
FIM
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