Altar em Gante, cavaleiros de Cristo, Jan van Eyck |
Não há nada de mais falso.
Desde os tempos de Maomé, os muçulmanos lançaram-se à conquista do mundo cristão.
E fizeram um ótimo trabalho: após poucos séculos de incessantes conquistas, os exércitos muçulmanos tomaram todo o norte da África, o Oriente Médio, a Ásia Menor e a maior parte da Península Ibérica.
Em outras palavras: ao findar o século XI, as forças islâmicas já haviam capturado dois terços do mundo cristão.
A Palestina, terra de Jesus Cristo; o Egito, berço do monaquismo cristão; a Ásia Menor, onde São Paulo estabeleceu as primeiras comunidades cristãs.
Não conquistaram a periferia da Cristandade, mas o seu núcleo. E os impérios muçulmanos não pararam por aí: continuaram pressionando pelo leste em direção a Constantinopla, até que finalmente a tomaram e invadiram a própria Europa.
Se uma agressão não-provocada existiu, foi a muçulmana. Chegou-se a um ponto em que só restava à Cristandade defender-se ou simplesmente sucumbir à conquista muçulmana.
A Primeira Cruzada foi convocada pelo Papa Urbano II em 1095 para atender aos apelos urgentes do Imperador bizantino de Constantinopla, Aleixo I Comneno (1081-1118).
Urbano convocou os cavaleiros cristãos para irem em socorro dos seus irmãos do Leste.
Foi uma obra de misericórdia: livrar os cristãos do Oriente de seus conquistadores muçulmanos.
Em outras palavras, as Cruzadas foram desde o início uma guerra defensiva.
Toda a história das Cruzadas do Ocidente foi a história de uma resposta à agressão muçulmana.
Thomas F. Madden, Professor de História e Diretor do Centro de Estudos Medievais e Renascentistas na Universidade de Saint Louis, EUA |
(Autor: Thomas F. Madden. Fonte: Ignatiusinsight.com)
continua no próximo post
GLÓRIA CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Olá Luis, saudações em Cristo!
ResponderExcluirMeu caro, estes textos foram extraidos de algum livro? Se sim, qual? Procurei na Quadrante pelo nome do autor mas não obetive exito.
Sempre acompanho os blogs e mais uma vez o parabenizo.
Deus o guarde.
Olá Pedro, Salve Maria!
ExcluirObrigado pelo aviso. Ele me obrigou a melhorar bem a fonte do post!
Nossa Senhora o ajude sempre.
Gosto muito desse blog, adoro o período medieval e é muito bom ter um site confiável, diferente da visão na qual os muçulmanos eram injustiçados e os cristãos espalhavam terror e sangue (falsa visão)
ResponderExcluirSalve Maria.
Muito conveniente para um cristão afirmar que as cruzadas foram uma guerra defensiva.
ResponderExcluirNão sejam tolos, não existem inocentes nesta guerra, nem cristãos nem muçulmanos.
Ficaram 300 anos sendo atacados por mulçumanos e quando reagiram você coloca agressores e defensores no mesmo plano,vc viajou na maionese
ExcluirVc é doente mesmo hein colocando os 2 lados na mesma esfera. Conhece a diferença entre defesa e ataque? Se sim, como me diz que não existem inocentes nessa história. Cata-te ó acéfalo
Excluir''Muito conveniente para um cristão afirmar que as cruzadas foram uma guerra defensiva.''
ResponderExcluirArgumento ad hominem circunstancial[4] (ad hominem circustantiae): coloca em foco a parcialidade do adversário, sugerindo que o último tem algo a ganhar com a defesa daquele ponto de vista.
Se for assim, Valter, pesquise os fatos históricos ou melhor ainda perceba a realidade atual na qual os muçulmanos/islâmicos estão destruindo pouco a pouco a Europa, leia e assista as notícias sobre isto. Isto comprova que eles são belicosos e conquistadores por natureza, assim fica mais fácil perceber que as cruzadas foram guerras defensivas.
ExcluirÉ muita main stream na cabeça dessa galera. O Valter aí nem vendo acredita mais... Jesus se o ocidente um dia cair vocês serão conhecidos nos livros de história como os idiotas úteis.
ExcluirEi, é verdade que antes das cruzadas os cristão iam pacificamente as áreas dominadas pelo islã para converte-los para o cristianismo ma eram mortos pelos islãmicos?
ResponderExcluirLógico. Aquela gente não é civilizada, são bárbaros. Basta ter o mínimo de conhecimento no Alcorão para perceber isso.
Excluirhttps://www.thereligionofpeace.com/pages/quran/violence.aspx