segunda-feira, 21 de março de 2011

Raimundo de Toulouse: as intrigas do imperador Alexio I Comneno ameaçam a unidade da Cruzada ‒ Gesta Dei per Francos 7

Alexios Komnenos



O Conde de St. Gilles, no entanto, foi instalado fora da cidade em um subúrbio de Constantinopla.

Assim, o Imperador ordenou ao Conde que prestasse homenagem e juramento de fidelidade a ele, como os outros haviam feito.

E enquanto o Imperador fazia essas demandas, o Conde meditava como ele poderia vingar-se do exército do Imperador.

Mas o Duque Godofredo e Roberto, Conde de Flandres, e os outros príncipes disseram a ele que seria injusto lutar contra os Cristãos.

O sábio Boemundo também disse que se o Conde fizesse qualquer injustiça ao Imperador, e se recusasse a prestar-lhe juramento de fidelidade, ele próprio tomaria o partido do Imperador.



Assim, o Conde, depois de receber os conselhos de seus homens, jurou que não consentiria em ter a vida e a honra de Aleixo maculada, quer fosse por ele próprio ou por qualquer outra pessoa.

Quando ele foi chamado para fazer o juramento, respondeu que não faria isso ainda que com risco de sua própria cabeça.

Em seguida o exército do Senhor Boemundo aproximou-se de Constantinopla.

Tancredo, de fato, e Ricardo de Principati, e quase a totalidade da força de Boemundo com ele, atravessou furtivamente o Estreito, para evitar o juramento ao Imperador.

E agora o exército do Conde de St. Gilles aproximou-se de Constantinopla. O Conde permaneceu lá com seu próprio grupo.

Portanto, o ilustre Boemundo ficou para trás com o Imperador, a fim de planejarem como arranjar provisões para as pessoas que estavam do outro lado da cidade de Nicéia.

Fonte: August C. Krey, A Primeira Cruzada: relatos das testemunhas e dos participantes, (Princeton: 1921), 98-99.



GLÓRIA CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.