quarta-feira, 9 de março de 2011

Godofredo de Bouillon e a perfídia do imperador de Constantinopla ‒ Gesta Dei per Francos 5

Godofredo de Bouillon, duque da Lorena, Bruxellas




O Duque Godofredo foi o primeiro de todos os senhores a vir a Constantinopla com um grande exército.

Chegou ele dois dias antes da Natividade de Nosso Senhor e acampou fora da cidade, até que o iníquo Imperador ordenou que ele fosse hospedado em um subúrbio da cidade.

E quando o Duque estava assim instalado, todo dia enviava seus escudeiros para, sob juramento, buscar feno e outras provisões para os cavalos.

Quando agora eles planejavam ir aonde quisessem, sob a força de seu juramento, o pérfido Imperador colocou-os sob vigilância e deu ordem a seus Turcopolos e Patzinaks de atacá-los e matá-los.



Então, quando Balduíno, irmão do Duque, soube disso, colocou-se em uma emboscada e, em seguida, descobriu-os matando seu povo. Ele os atacou com grande raiva e, com a ajuda de Deus, os derrotou. Capturando sessenta deles, matou alguns e entregou o restante ao Duque, seu irmão.

Quando o imperador soube disso, ficou extremamente zangado. Então o Duque, vendo que o Imperador ficou furioso, partiu com seus homens para fora e acampou fora da cidade.

Godofredo de Bouillon, vitral da abacial Saint-Denis, Paris

Além disso, ao entardecer, o Imperador ordenou que suas forças atacassem o Duque e o povo de Cristo.

O invicto Duque e os cavaleiros de Cristo perseguiram-nos, mataram sete deles, e afugentaram o resto até as portas da cidade.

O Duque, retornando às suas tendas, permaneceu lá por cinco dias, até que tivesse chegado a um acordo com o Imperador.

O Imperador disse-lhe para cruzar o Estreito de São Jorge, e prometeu que teria todo o tipo de víveres lá, assim como em Constantinopla, e de distribuir esmolas aos pobres com as quais eles pudessem viver.



GLÓRIA CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.